O que é Circuito Tap?

O que é Circuito Tap?
É uma reunião de sapateadores com o objetivo de criar e divulgar ações, espetáculos, workshop's e tudo o que faz um sapateador feliz! Acreditamos que esta será uma ferramenta útil para unir a nossa classe e despertar ainda mais o interesse das pessoas, sejam elas sapateadores ou apreciadores da nossa arte! Faça parte deste circuito!

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

CIRCUITO TAP NEWS - Novembro 2016

De qualquer lugar do mundo!

ASSESSORIA PEDAGÓGICA PARA 
PROFESSORES DE SAPATEADO

Um programa desenvolvido para que o professor se sinta seguro e consiga colocar suas idéias de forma clara e passar aos alunos uma técnica apurada e com embasamento teórico e prático! Inicia quando o professor quiser e mantém a regularidade de acordo com as agendas. Confira!!! 
É muito mais que um curso, é uma assessoria de verdade!

Mais informações pelo Email: gisellamartins@yahoo.com.br



São Paulo (SP) 


Novidade galeraaaa!! Nos dias 8 e 9 de dezembro vai acontecer a primeira edição da Feira de Audição- Empreendedorismo Artístico! Um evento voltado para o estudante e atuante de teatro, cinema, televisão, teatro musical, circo, comédia... Artistas de diversos segmentos da arte que queiram se atualizar e se inserir no mercado!! Não perca essa oportunidade!! Do Backstage ao palco, essa é sua chance de fazer contato! Ja já liberamos os tão esperados palestrantes e os stands que estarão lá!! Sabe aquele grande produtor de teatro que você queria conversar? Siiim! Aquele famoso! É bem provável que ele esteja. Curta a página e o evento da Feira de Audição para saber quem são esses produtores antes de todo mundo.

E as inscrições já estão abertas!!! Esperamos vocês aqui!!!

#feiradeaudicao #artistas #musical #teatro





Rio Claro (SP)







Rio de Janeiro-RJ 


www.tapinrio.com.br



MUSICAL + SAPATEADO
Você vai perder esta??

Dia 05 de Novembro, na Academia Alvaro Reys , vai rolar um Workshop mais que especial: Sapateado Musical para Atores, com o Pedro Paulo Bravo.
O foco é trabalhar passos e sequências mais usadas nos musicais da Broadway.


Pré-requisito: Noções de Sapateado
Vai ser de 14 às 16h. O Preço? Apenas R$ 50,00!!!
Corre enquanto há vagas!
Inscrições e Informações: jogodedramas@gmail.com



Sorocaba-SP


PEC Studio
Avenida Washington Luiz, 871. Jardim Emília. 
Sorocaba - SP (15)3211-4297
www.pecstudio.com.br 











ASSESSORIA PEDAGÓGICA DE SAPATEADO






ASSESSORIA PEDAGÓGICA DE SAPATEADO
Desenvolvida por Gisella Martins

1.      Programação e metodologia.
2.      Percepção musical direcionada para o sapateado.
3.      Escolhas de músicas para aula.
4.      Escolha de músicas para coreografias.
5.      Concepção coreográfica.
6.      Bases Metodológicas para Professores de Dança.
7.      Atividades lúdicas.
8.      História do Sapateado.
9.      Mostra de vídeos comentados.

Missão

Abordar assuntos primordiais para o desenvolvimento do ensino do sapateado. Mostrar caminhos para que os professores consigam fazer suas próprias escolhas.

Objetivo

Tornar os professores seguros da modalidade que estão ensinando, tanto na sua técnica prática e conhecimento teórico quanto na maneira como ensinar aos alunos. Fazer com que os professores consigam desenvolver sua própria metodologia de ensino.

Período

Programa desenvolvido em 1 ano de trabalho, de acordo com a disponibilidade das duas partes. Regularidade ao menos uma vez por mês em encontros presenciais.

Encontros

Os encontros presenciais poderão ocorrer em São Pedro (cidade sede da ministrante) e na cidade do contratante, de acordo com a disponibilidade. Outros encontros e troca de materiais e informações poderão ser feitos através do Skype, plataforma de webconferência, mensagens, via internet ou envio pelo correio. Todos os gastos adicionais serão acordados por ambas as partes previamente.

Sequencia

Os assuntos abordados seguirão a sequencia descrita acima, mas não rigidamente pois, os temas se entrelaçam e podem recorrentemente serem abordados em qualquer momento do programa.

Descrição do programa


1.      Programação e metodologia.
Cada turma dividida em faixas etárias deverá cumprir a programação descrita em 2 apostilas desenvolvidas por Gisella Martins, porém, este material de forma alguma deverá ser seguido como única fonte de pesquisa e trabalho, cada professor terá total liberdade para desenvolver sua própria metodologia, apenas terá uma base para se guiar caso haja necessidade.
Neste material serão abordados os seguintes ítens:
·         Sugestões de exercícios.
·         Meta de exercícios para cada turma.
·         Objetivo técnico de cada exercício.
·         Sugestão de sequencias coreográficas.
·         Como ensinar determinados passos.
·         Nomenclatura do sapateado.

  • Conteúdo apostila 1: A História do Sapateado; Diretrizes para o professor de sapateado; Glossário do Tap; Dicas para execução dos passos e combinações; Objetivo geral anual, Conteúdo Programático Iniciante I, Iniciante II, Intermediário I; ANEXO 1 – EXERCÍCIOS; ANEXO 2 - COMBINAÇÕES / DESLOCAMENTOS.

  • Conteúdo apostila 2: Glossário do Tap; Dicas para execução dos passos e combinações; Objetivo geral anual, Conteúdo Programático Intermediário II, Avançado; ANEXO 1 – EXERCÍCIOS; ANEXO 2 - COMBINAÇÕES / DESLOCAMENTOS.


1.      Percepção musical direcionada para o sapateado.
Abordagem prática: exercícios rítmicos para identificar os estilos musicais utilizados em aula e coreografias; contagem de diversos estilos musicais.

2.      Escolhas de músicas para aula.
Vamos diferenciar cada estilo musical e facilitar a escolha para cada tipo de atividade, sejam aulas, coreografias, exercícios para crianças ou adultos.

3.      Escolhas de músicas para coreografia.
Idem ítem 3.

4.      Concepção coreográfica.
Diversas formas para começar a coreografar. Diferenciação entre sequencia e coreografia. Como abordar um tema em uma coreografia. Como NÃO abordar um tema em uma coreografia. Elementos coreográficos básicos. Como e quando utilizar elementos cênicos. Cenário, iluminação, figurino.


5.      Bases Metodológicas para Professores de Dança.
Módulo com 20h/aula que abordará os seguintes assuntos:
·         Noções de Anatomia – estudo direcionado para professores de dança, abordando os seguintes assuntos: divisão do corpo humano; planos, eixos e movimentos; sistema esquelético; principais grupos musculares e articulações.
·         Prevenção de Lesões – a importância do aquecimento; mecanismo da contração muscular, quais os tipos de lesões que podem ocorrer em cada grupo muscular e modalidade de dança; a importância do alongamento; tipos de alongamentos; fatores limitantes da flexibilidade; overtraining; descrição dos tipos de lesões musculares e articulares; debate sobre a relação DOR&ALONGAMENTO; medidas preventivas na dança; fortalecimento muscular, AVD's e AVP’s.
·         Roda de leitura e debates – baseado em textos de monografias e artigos científicos, em uma roda, debatemos e exemplificamos os seguintes temas: habilidade motora; engrama motor, fases do aprendizado; a atividade lúdica; aspectos fundamentais da psicomotricidade.

6.      Atividades lúdicas.
Exemplos de atividades que podem ser utilizadas e desenvolvidas com as crianças para melhorar o aproveitamento e para ajudar ao professor a conhecer seus alunos.

7.      História do Sapateado.
Descrição da história contada cronologicamente com a utilização de fotos e vídeos originais.

8.      Mostra de vídeos comentados.
Mostra de diversos vídeos que não entraram na seleção da descrição da história, mas que são de suma importância para os conhecimentos gerais de um sapateador, muitos deles contendo particularidades com fontes fidedignas.